Construindo o Futuro

Todos nós dependemos da natureza como provedora das condições ideais para uma vida saudável e segura. Não precisamos ultrapassar os limites do planeta, exaurindo seus recursos naturais para tomarmos consciência da importância da conservação ambiental. Nós temos a experiência, o conhecimento e os recursos para vencer este desafio.

Os serviços ambientais prestados pelas florestas são essenciais para a qualidade de vida da população, tais como a proteção a água, a regulação do clima, a proteção das bacias hidrográficas e do solo, o controle da erosão, a prevenção de inundações e a polinização, os quais são essenciais para o bem-estar humano. Em todo o mundo, estes serviços ambientais não têm sido devidamente valorizados. Entretanto, à medida que os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos, tem crescido o reconhecimento do seu grande valor.

Parcerias sólidas com governos, agências internacionais de financiamento, empresas, organizações não-governamentais, proprietários de terra e associações locais são essenciais para reverter o curso do desmatamento e promover a conservação e a recuperação da Mata Atlântica. A região é considerada o berço do movimento ambientalista no Brasil e concentra algumas das universidades, centros de pesquisas e ONGs mais renomadas do país. Ao catalisar o apoio de todos os setores da sociedade, esperamos atingir nossa meta comum de efetivamente proteger pelo menos 10% da Mata Atlântica até 2010.