mulheres-de-imPACTO-Andrea-de-Oliveira

Mulheres de ImPACTO – Andrea de Oliveira

“As crianças nos ensinam a arte de amar; e a natureza, alimenta nosso espírito criança…o que me inspira a ter esperança!”

“Eu sou Andrea de Oliveira. Nasci em 24 de outubro de 1976. Sou natural do planalto Serrano do Estado de Santa Catarina e descendente Xokleng. Carrego também a herança genética de negros e espanhóis, meus ancestrais de terras distantes…

Tive uma infância simples, feliz e repleta de boas lembranças; fui criada no campo junto a majestosa floresta de araucárias. Estudei somente em escolas públicas. Da infância até os dias de hoje carrego comigo o gosto pela poesia, pela oratória, pela música e pela dança. Ingressei na Universidade Federal de Santa Catarina em 1996 e quase me tornei engenheira sanitarista & Ambiental… Certo dia, decidi definitivamente abandonar a “promissora carreira de engenheira” e despertei para realizar o que até então não passava de um grande sonho: ser “Educadora Ambiental”. O ano 2.000 parecia ser um bom ano para grandes mudanças e então decidi dedicar minha vida ao que realmente me inspirava: “Natureza & Crianças ” .

Busquei unir profissão ao dom e assim como naturalmente o céu está unido a terra e encontrei na Pedagogia Waldorf (ou Pedagogia Antroposófica, de Rudolf Steiner) a perfeita união do que me inspira… “Natureza e Crianças”. Casei aos 21 anos e até os dias de hoje compartilho sonhos e realizações com meu companheiro o engenheiro agrônomo Percy Ney Silva. Somos fundadores da ONG Ambientalista Instituto ÇaraKura…

Esta história começa em 2002, quando iniciamos os primeiros trabalhos de Educação Ambiental com escolas de Florianópolis em nossa propriedade rural, hoje sede do Instituto ÇaraKura… caminhar na mata, plantar colher, preparar alimentos, tomar banho de rio, brincar na natureza apreciando a luz do dia ou contemplando a noite em companhia da lua e das estrelas…

Esta atmosfera atraiu pessoas sensíveis a causas ambientalistas e em março de 2007 fundamos oficialmente o Instituto ÇaraKura. No mesmo ano da fundação da ONG tivemos o privilégio de sediar um curso de “Princípios avançados de Permacultura” com a presença do australiano David Holmgren, um dos fundadores da Permacultura. A Permacultura é considerada a ciência do “desenvolvimento sustentável” e tem por objetivo auxiliar o planejamento de sistemas de baixo impacto ambiental e alto impacto social, que supram as necessidades básicas e essenciais das populações humanas tais como alimentação, água, habitação, saneamento, tendo como base o resgate do conhecimento ancestral aliado ao conhecimento científico moderno. A Permacultura se tornou extremamente importante na construção da nossa identidade e uma importante ferramenta de trabalho manifestado em ações práticas junto a povos tradicionais, indígenas, mulheres e crianças…

Carrego comigo um sentimento de imensa gratidão pela oportunidade de ser uma liderança e participar ativamente de discussões dentro de espaços sociais, políticos e pedagógicos em meio a uma sociedade machista e excludente. Este é meu terceiro mandato como presidente.

O Instituto ÇaraKura é membro da União Internacional de Conservação da Natureza ( IUCN) , unidade regional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e co-gestores da maior unidade conservação do estado de Santa Catarina, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro o qual inclui 2 territórios indígenas; integramos o conselho de 5 unidades de Conservação (municipais , estaduais e federais); desenvolvemos projetos voltados a educação ambiental, a restauração de florestas e paisagens, saneamento ecológico, manejo sustentável dos recursos naturais e outros.

Ao longo destes anos à frente do Instituto ÇaraKura busquei fortalecer as relações de forma harmoniosa, pacífica e cooperativa. Construímos muitas parcerias, inspiramos muitos jovens, bio construímos muitas casas, plantamos muitas árvores, produzimos alimentos, cultivamos jardins e acompanhamos incontáveis constelações de crianças brincando e aprendendo na natureza… se conectando com o paraíso por meio do sorriso…

As crianças nos ensinam a arte de amar; e a natureza, alimenta nosso espírito criança…o que me inspira a ter esperança!”

Close Bitnami banner
Bitnami