II Curso de Capacitação das Unidades Regionais  do Pacto - Realizado entre os dias 27 e 29 de julho, na Reserva Ecológica de Guapiaçu, REGUA, o curso contou com a presença de 13 Unidades Regionais do Pacto. 

Estamos trabalhando na consolidação do sistema de governança do PACTO, através da descentralização do movimento, por meio de uma rede de instituições parceiras, que estamos chamando de Unidades Regionais do Pacto, as URs. Este grupo, inicialmente formado por 18 instituições, de 10 estados da Mata Atlântica, conta com representantes de ONGs, governo e empresas.

As Unidades Regionais têm foco em escala local e regional e papel fundamental para a percolação das inciativas do PACTO. Para que estas instituições possam atuar como secretarias executivas locais, entendemos ser importante promover a capacitação e o alinhamento dessas organizações frente as metas e objetivos do movimento. Desta forma, elaboramos um programa de treinamento composto de 3 Módulos presenciais e atividades entre módulos.

O primeiro destes encontros, realizado em maio deste ano no Centro de Experimentos da SOS Mata Atlântica em Itu, São Paulo, teve como objetivo apresentar o PACTO como movimento, seus principais parceiros, sistema de governança, principais produtos e ferramentas, além de ser uma primeira aproximação entre as instituições.

O segundo módulo se deu agora no final do mês de julho, no Rio de Janeiro na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), e serviu para aprofundar o conhecimento das URs no arcabouço teórico e ferramentas do PACTO. Desta forma, no primeiro dia foram repassados os principais conceitos sobre restauração e as ferramentas que o PACTO oferece para serem utilizadas em projetos de implantação e monitoramento de áreas em restauração.

No segundo dia fomos a campo aplicar o protocolo de monitoramento e conhecer um pouco mais sobre o belíssimo projeto de restauração que está sendo conduzido por Nicholas e Raquel Locke, com apoio de sua equipe formada por pessoas da região e de fora do país. No último dia de curso foram apresentadas as possibilidades de cadastramento de projetos e funcionamento do Sistema WebGis do PACTO.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer nossos principais apoiadores nesta iniciativa: CEPAN, IUCN, MMA/GIZ, TNC e SUZANO e principalmente a REGUA que abriu suas porteiras para nos receber. 

© 2016 Pacto pela Restauração da Mata Atlântica