GT de Econômia da Restauração
O GT de Economia da Restauração tem como objetivo somar esforços de diversos atores envolvidos nesta temática para reunir informações e gerar soluções em termos econômicos para a restauração no bioma Mata Atlântica. Um grande gargalo que se apresenta atualmente é o custo demandado para os insumos e atividades de restauração. Sendo assim é essencial viabilizar técnicas menos onerosas de restauração para que seja possível atingir a escala necessária, em meio à degradação. Outras frentes de trabalho deste GT dizem respeito à aglutinação de informações a respeito de trabalhos existentes sobre o tema Economia da Restauração e identificação de gargalos e propostas de novos trabalhos que possam gerar modelos específicos que possam permitir a geração de renda com a restauração, através dos produtos da sociobiodiversidade da Mata Atlântica, sejam madeireiros ou não madeireiros.
A comunicação entre as instituições que trabalham com a restauração na Mata Atlântica, através deste GT, é fundamental para reunir conhecimentos e trabalhar de forma conjunta para alcançar um objetivo comum que é a restauração deste importante Bioma, que é a Mata Atlântica. Contribua você também.
Vídeo Institucional
Projeto VERENA - Valorização econômica do reflorestamento com espécies nativas
O Projeto VERENA — de Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas — nasceu em 2015. Teve como fundadores o empresário Roberto Waack, o WRI Brasil e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). As duas organizações lideram atualmente a iniciativa, que conta com apoio financeiro da Children’s Investment Fund Foundation (CIFF).
Um dos seus objetivos é demonstrar a viabilidade técnica e econômica da restauração e do reflorestamento com espécies nativas em larga escala, destacando os benefícios sociais e ambientais da atividade. Insere-se no contexto da contribuição brasileira para a solução do desafio climático, com foco na ampliação da cobertura florestal em áreas degradadas e no fortalecimento da economia florestal e de baixo carbono.
Saiba mais sobre projeto:
http://wribrasil.org.br/projetoverena.
Baixe o folder.
Publicações Internacionais sobre Econômia da Restauração
Publicações Nacionais sobre Econômia da Restauração
Análise preliminar de modelos de restauração florestal como alternativa de renda para proprietários rurais na Mata Atlântica
Equipe Executora: Equipe executora: Bernardo Baeta Neves Strassburg (IIS); Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza (IIS); Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero (IIS); Miguel Calmon (IIS); Agnieszka Latawiec (IIS); Maurício Penteado (IIS); Ricardo R. Rodrigues (ESALQ/USP – LERF) Fernando Lamonato (ESALQ/USP – LERF) Pedro Brancalion (ESALQ/USP – LASTROP) André Nave (Bioflora) Carina Camargo Silva (ESALQ/USP – LASTROP)