©️ Felipe Fittipaldi/TNC
O Pacto atua como catalisador de ações para restauração florestal nos 17 estados que abrigam a Mata Atlântica, tendo sua estratégia definida pelo Conselho de Coordenação, segundo as prioridades de cada período. Atualmente, o movimento prioriza a atuação em três linhas principais: Territórios Certificados, Comunicação e Capacitação e Monitoramento Multidimensional.
Territórios Certificados
Identificação de áreas estratégicas para articulação de esforços, geração de oportunidades e de resultados significativos em restauração ecológica.
Comunicação e Capacitação
Produção de conteúdo, materiais didáticos e iniciativas para promover boas práticas e participação da sociedade na Década da Restauração Ecológica.
Monitoramento Multidimensional
Aplicação de técnicas de campo, sensoriamento remoto e levantamentos socioeconômicos para acompanhar o processo de restauração em áreas da Mata Atlântica.
As unidades regionais têm como função atuar no diagnóstico da cadeia de restauração, auxiliando na identificação dos cenários e dos atores locais, bem como na identificação das lacunas de informações e dos elos dessa cadeia.