Mulheres no campo. Daniel Hunter/WRI Brasil

Artigo: Inclusão de gênero na restauração ecológica

Mulheres durante monitoramento de campo Daniel Hunter/WRIBrasil
Atuação feminina nas ações de restauração é indicador de sucesso (Daniel Hunter/WRI Brasil)

‘Inclusão de gênero na restauração ecológica’ é o título do novo artigo da coordenadora nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Ludmila Pugliese, sobre a importância da diversidade de gênero nos projetos de restauração ecológica. 

Publicado na revista Restoration Ecology, da Society on Ecological Restoration (SER), o artigo pode ser baixado em sua versão em inglês. 

Elaborado em parceria com Anazelia Tedesco, Paula Meli, Anita Diederichsen e Pedro Brancalion, o texto lembra que os projetos de restauração geralmente quantificam a diversidade biológica como um indicador de sucesso, no entanto, costumam ignorar a diversidade humana, inclusive questões de gênero, que não têm sido suficientemente consideradas no planejamento, implementação e monitoramento da restauração. 

Artigo Inclusão de Gênero na Restauração Ecológica
Clique para acessar o artigo

O artigo justifica a necessidade de considerar a equidade de gênero na restauração ecológica e oferecer orientação na adoção de abordagens gênero-responsivas. “Igualdade de gênero deve ser considerada tanto como um vetor quanto como indicador de sucesso, e irá desempenhar um papel central para alavancar as contribuições da restauração, para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidades, e para as mulheres, na Década da Restauração de Ecossistemas”, destaca a publicação.

Close Bitnami banner
Bitnami