©️ Felipe Fittipaldi/TNC

Parcerias

O movimento atua em articulação com diversos agentes da cadeia da restauração florestal, fomentando iniciativas que facilitem a realização de projetos para ampliar a escala e velocidade de recuperação de áreas do bioma Mata Atlântica.

 

Conheça algumas das principais parcerias em andamento:

Restaura Brasil | The Nature Conservancy

O Restaura Brasil é uma campanha da The Nature Conservancy (TNC) para mobilizar pessoas e empresas em um movimento coletivo para restaurar 1 bilhão de árvores no país até 2030 e contribuir para que o governo brasileiro alcance sua meta de mitigação às mudanças climáticas no Acordo de Paris.

 

O apoio da Restaura Brasil ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica está estimulando a pesquisa e inovação, promovendo discussões técnico-científicas e fortalecendo o movimento em escala nacional. A parceria vai permitir a simplificação do protocolo de monitoramento ecológico do movimento, além do monitoramento de áreas de restauração de empresas.

 

O apoio da TNC Brasil, que compõe o Conselho de Coordenação do Pacto, também gerará subsídios para elaboração de protocolo de monitoramento ecológico via sensoriamento remoto e o desenvolvimento de um projeto-piloto para avaliação de fatores socioeconômicos que impulsionam a dinâmica de ganho e perda de regeneração natural de florestas no bioma.

 

Conheça e apoie o Restaura Brasil.

WWF

 O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, de natureza não-governamental e constituída como associação civil sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. 

 

Além de ser membro do Conselho de Coordenação, a ONG apoia o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica com foco no fortalecimento institucional do movimento e na capacitação e integração das Unidades Regionais do Pacto, dentro do processo de renovação para o período 2021-2024. O apoio da organização permite também à Coordenação Nacional e à Secretaria Executiva assistirem o desenvolvimento das atividades dos grupos de trabalho. 

 

Em apoio às ações de comunicação, o WWF-Brasil também foi o patrocinador da temporada de estreia do Tom da Mata, o podcast do Pacto, lançado em 2020, além de estar fortalecendo a presença do movimento nas redes sociais durante a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (2021-2030).

 

Saiba mais sobre a atuação do WWF-Brasil para restaurar a Mata Atlântica.

WRI Brasil

O WRI Brasil amplia cada vez mais sua atuação pela restauração da Mata Atlântica, promovendo iniciativas concretas de sustentabilidade econômica das ações de campo, com arranjos produtivos que integram a recuperação florestal e as atividades agropecuárias tradicionais.

 

A organização também investe em ações de comunicação que disseminem as mensagens do movimento e permita a ampliação da escala e da velocidade da restauração no bioma. É a patrocinadora da segunda temporada do Tom da Mata, o podcast do Pacto, além de viabilizar a criação da série de fascículos Saberes da Restauração (em andamento) e a atualização deste website.

 

O WRI Brasil é um dos fundadores do Projeto VERENA, iniciativa que busca demonstrar a viabilidade técnica e econômica da restauração e do reflorestamento com espécies nativas em larga escala, destacando os benefícios sociais e ambientais da atividade. Por meio da Iniciativa Global de Restauração, trabalha com governos e parceiros internacionais para inspirar, capacitar e implementar a restauração de paisagens degradadas para recuperar a produtividade econômica e ambiental.

 

Conheça a websérie As Caras da Restauração, do WRI Brasil

logo-save-brasil

A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) tem um foco especial na conservação das aves brasileiras. Com forte presença na Mata Atlântica do Nordeste, a SAVE atua no Centro de Endemismo Pernambuco (a porção da Floresta Atlântica localizada ao norte do rio São Francisco), em uma região que abriga 18 espécies de aves endêmicas e globalmente ameaçadas de extinção.

 

Atualmente, é umas das Unidades Regionais do Pacto. A parceria inclui a construção da base de dados geoespacial e análises de paisagem visando conectividade de fragmentos e ampliando o habitat da fauna.

 

Saiba mais sobre o Projeto Mata Atlântica da SAVE Brasil.

Logo Sobre

A Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) trabalha para disseminar o conhecimento científico e as melhores práticas e para orientar e informar os processos locais, regionais e nacionais de tomada de decisões, políticas públicas e legislação relacionadas com a restauração ecológica.

 

A entidade tem como meta alcançar ampla representatividade entre as universidades, os institutos de pesquisa, as empresas de consultoria, as ONGs, as organizações ligadas à extensão rural e florestal e o setor privado, além de englobar todas as regiões, biomas, ecossistemas e as partes interessadas na restauração de ecossistemas no Brasil.

 

Desde 2020, o Pacto é um Capítulo da SOBRE, que também tem assento no Conselho de Coordenação do movimento, o que permite promover colaboração técnica e científica e a troca de conhecimentos entre as instituições, buscando fortalecer esforços de restauração ecológica no Brasil. Em constante colaboração, a SOBRE e o Pacto, em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, lançaram, em 2020, a plataforma Vitrine da Restauração, maior base de dados sobre os agentes da cadeia da restauração no Brasil.

 

Conheça o site da SOBRE e se atualize sobre novidades do setor.

Logo Arapyau

O Instituto Arapyaú é uma instituição privada dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. O apoio institucional do instituto ao Pacto visou o fortalecimento do movimento e a ampliação de sua capacidade de mobilização de membros e Unidades Regionais para alcance dos objetivos de restauração florestal na Mata Atlântica.

 

O apoio do Arapyaú permitiu o desenvolvimento do Projeto Piloto do Pact Challenge, que busca identificar os motivos que levam proprietários rurais a manterem ou suprimirem a regeneração natural.

 

Saiba mais sobre o programa Mudanças Climáticas do instituto.

Close Bitnami banner
Bitnami