Conselho de Coordenação do Pacto em reunião de planejamento em Itu (SP), mai/23. Foto: Mauro César/Bridcam

Conselho de Coordenação realiza planejamento e visa escalar iniciativas

Ampliação da escala e velocidade das ações de restauração na Mata Atlântica será prioridade do movimento nos próximos anos

Conselho de Coordenação do Pacto em reunião de planejamento em Itu (SP), mai/23. Foto: Mauro César/Bridcam
Conselho de Coordenação do Pacto durante reunião de planejamento. Foto: Mauro César/Birdcam

O Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica realizou no fim de maio uma reunião dedicada a avaliar conquistas e planejar o aumento da escala das iniciativas durante a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (2021-2030).

O encontro reuniu presencialmente pela primeira vez a nova composição do Conselho, que conta com 26 cadeiras, divididas proporcionalmente entre empresas, ongs, centros de pesquisa, associações e colegiados e órgãos de governo.

“O encontro reforçou a certeza de que temos lideranças muito dedicadas a alcançar as metas de restauração na Mata Atlântica, contribuindo para que o Brasil e o bioma cumpram seu papel no combate à mudança do clima”, avaliou Rubens Benini, coordenador nacional do Pacto.

“Temos um longo caminho pela frente e estamos confiantes de que conseguiremos ampliar o engajamento  de parceiros e da sociedade para avançar na escala das ações, fortalecendo a cadeia da restauração e os benefícios sociais, ambientais e econômicos que ela traz”, pontuou o coordenador, que é líder da estratégia de restauração florestal da The Nature Conservancy (TNC) para a América Latina

O reencontro serviu para aprofundamento do planejamento estratégico do movimento, já que foi também o primeiro realizado presencialmente após a pandemia de Covid-19. 

Foram revisitadas as estruturas internas, grupos de trabalho (GT) e linhas de atuação, para garantir que o movimento siga ampliando sua articulação e priorizando os esforços na necessidade de escalabilidade acima da média nos próximos anos.

“É muito bom ver o movimento sendo impulsionado por novas pessoas e instituições que certamente contribuirão ainda mais com a trajetória de sucesso dessa agenda na Mata Atlântica”, celebrou a conselheira Ludmila Pugliese, gerente de Restauração da CI-Brasil. 

“Pessoalmente, é uma satisfação verificar que esses anos foram de consolidação e resistência do movimento, que resultaram no reconhecimento do trabalho como Flagship da restauração”, completou Pugliese, que coordenou o movimento entre 2019 e 2022

Em dezembro de 2022, o trabalho de restauração na Mata Atlântica foi reconhecido pela ONU como um dos dez mais promissores do mundo, sendo declarado World Restoration Flagship na Década da Restauração.

Conselho de Coordenação do Pacto em reunião de planejamento em Itu (SP), mai/23. Foto: João Werneck
O encontro foi realizado na sede da Fundação SOS Mata Atlântica, em Itu (SP). Foto: João Werneck

Próximos passos
Segundo o vice-coordenador do movimento, João Augusti, “o resultado da reunião de planejamento será recebido pela Coordenação nos próximos dias, será avaliado e ajustado com os inputs do Conselho e membros dos GTs, antes da divulgação aos mais de 330 membros e à sociedade em geral”. 

“O objetivo é dar ampla divulgação e buscar engajamento para alcançarmos as metas propostas que levarão a escalabilidade da restauração da Mata Atlântica nos próximos anos”, projeta Augusti, que é gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Após a consolidação e validação, a nova estrutura do movimento será apresentada pelos canais digitais do Pacto.

“Produzimos bastante coisa, foi bem oportuno analisar a renovação dos GTs, e agora é colocar em prática, sem se esquecer do que foi construído e deve ser complementado”, analisou a conselheira Ana Paula Silva, coordenadora de Projetos do Mater Natura. 

“Eu vejo que a gente tem que estar preparado para fazer isso de forma rápida, que é o que o momento demanda, mobilizando ainda mais os membros e colocar o movimento para ser fortalecido ainda mais”, completou.

A reunião de planejamento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica contou com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, DAP, TNC Brasil e Bracell, além das instituições que viabilizaram a participação de seus representantes.

O próximo encontro do Conselho de Coordenação do movimento está previsto para o segundo semestre.

Close Bitnami banner
Bitnami