©️ Felipe Fittipaldi/TNC

Grupos de trabalho

Atualmente, o Pacto conta com seis grupos de trabalho e qualquer signatário pode participar de um grupo de trabalho (GT) de sua escolha, sendo as atividades voluntárias, e em sua maioria não remuneradas.

GT Diversidade

Atuando inicialmente com a temática de gênero, tem como missão transformar horizontes por meio da equidade nas ações do Pacto e do apoio à representação qualificada e engajamento, criando oportunidades nas agendas de restauração.

Possui os seguintes objetivos:


  • Promover a capacitação de diferentes grupos de interesse, buscando a integração de gênero e restauração;
  • Elaborar estratégias e mecanismos de comunicação relacionados à temática de gênero em restauração;
  • Fortalecer a incidência política e institucional, com foco em equidade de gênero, em espaços estratégicos.

GT Técnico-científico
Aborda, principalmente, o desenvolvimento de tecnologias e protocolos de restauração ecológica a serem repassadas através de cursos de capacitação para os práticos e executores de ações e projetos de restauração.

GT de Economia da Restauração
Tem como objetivo somar esforços de diversos atores envolvidos nesta temática para reunir informações e gerar soluções em termos econômicos para a restauração no bioma Mata Atlântica. Um grande gargalo que se apresenta atualmente é o custo demandado para os insumos e atividades de restauração. Sendo assim é essencial viabilizar técnicas menos onerosas de restauração para que seja possível atingir a escala necessária, em meio à degradação. Outras frentes de trabalho deste GT dizem respeito à aglutinação de informações a respeito de trabalhos existentes sobre o tema Economia da Restauração e identificação de gargalos e propostas de novos trabalhos que possam gerar modelos específicos que possam permitir a geração de renda com a restauração, através dos produtos da sociobiodiversidade da Mata Atlântica, sejam madeireiros ou não madeireiros.

 

A comunicação entre as instituições que trabalham com a restauração na Mata Atlântica, através deste GT, é fundamental para reunir conhecimentos e trabalhar de forma conjunta para alcançar um objetivo comum que é a restauração deste importante Bioma, que é a Mata Atlântica. Contribua você também.

GT de Captação de Recursos

Prospecta oportunidades econômicas e mecanismo financeiros capazes de dar suporte econômico as atividades do Pacto, incluindo os custos de gestão e articulação (secretaria e coordenação), capacitação, publicações, realização de oficinas, entre outros.

GT de Políticas Públicas
Identifica gargalos jurídicos e legais na perspectiva de transformar a restauração florestal em uma oportunidade econômica, geradora de emprego e renda.


O GT de Política Pública atua no desenvolvimento de ações estratégicas para influenciar formuladores de política pública e tomadores de decisão a adotarem políticas e ações que resultem na restauração florestal da Mata Atlântica.


Neste sentido, as principais linhas de ação deste GT são:

  • Posicionamento Político do movimento frente a temas importantes para a agenda da Restauração Nacional por meio da divulgação de notas específicas na página do Pacto e outros meios de comunicação;
  • Articulação Institucional com governos Federal e Estaduais da Mata Atlântica, bem como coletivos como, por exemplo, a Coalizão pelo Clima, o Observatório do Código Florestal, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e a Indústria Brasileira da Árvore que resultem no fortalecimento da agenda de restauração no Brasil;
  • Fortalecimento de iniciativas que alavanquem ações de restauração em larga escala na Mata Atlântica como, por exemplo, editais de fomento, regulamentação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) estaduais e mais transparência e eficiência no uso dos recursos de compensação/ compensatórios/ TACs que prevejam ações de restauração florestal.

GT de Inteligência Geoespacial

Reúne, sintetiza e disponibiliza informações de interesse comum, ao mesmo tempo que identifica lacunas que precisam ser abordadas. Este GT também é responsável por espacializar todas as informações necessários ao planejamento de ações de restauração nas escalas local, de paisagem e no nível de toda a biota Atlântica.

GT de Comunicação

Auxilia na divulgação dos produtos e resultados do Pacto, e na comunicação com público interno e externo, promovendo a visibilidade do movimento. Orienta a definição de mensagens e campanhas veiculadas nas redes sociais do movimento, incluindo Facebook e Instagram, além de coordenar a produção do Tom da Mata,  o podcast do Pacto. 

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